terça-feira, 24 de abril de 2012

Plano de Ensino 2012


ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INÁCIO ROSA
PLANO DE ENSINO/2012 - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF. MURILO ANDRÉ BOLSONI

ENS. FUNDAMENTAL 2ª FASE


  1. Conteúdo

O conteúdo a ser trabalhado será aquele detalhado na matriz de habilidades disponibilizada pela Secretaria de Educação de Abadia de Goiás.São os seguintes:
·         Lutas
·         Danças
·         Esportes
·         Saúde, Nutrição e Atividade Física
·         J.B.B. (Jogo, Brinquedo e Brincadeira)

OBS.: Encontra-se em anexo a lista de conteúdos completa (anexo I).

  1. Objetivos
            Objetivo Geral
Promover práticas educativas que levem o aluno a descobrir e dominar o seu corpo através da cultura corporal, valorizando os princípios da reflexão crítica, criatividade e socialização, a parir de experiências vivenciadas.

            Objetivos Específicos
·         Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência ou preconceito.
·         Desenvolver o gosto pelas atividades advindas da cultura corporal, através de varias atividades, valorizando aquelas que retratam a cultura local e mundial.
·         Conhecer os princípios básicos dos esportes coletivos e individuais e seus elementos constitutivos (técnicos, táticos, fisiológicos e hitórico-sociais).
·         Contextualizar as práticas corporais com a Política de Esporte e Lazer do município.
·         Esclarecer sobre as praticas corporais, seus benefícios à saúde e seus mitos.

  1. Metodologia
As aulas serão elaboradas sob um olhar critico levando em consideração os conhecimentos pré-adquiridos dos alunos, utilizando a maior quantidade de recursos (procedimentos metodológicos) possíveis para que o aluno alcance os objetivos propostos.
Procedimentos Metodológicos disponíveis: aulas expositivas, aulas práticas, pesquisas, debates, dinâmicas, vídeos, trabalhos e vivências corporais.

4.       Avaliação
A avaliação tem um caráter diagnóstico, serve para avaliar não somente o aluno, mas todo o processo educativo e seus sujeitos. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: provas escritas, auto-avaliações, trabalhos em grupo/individuais, simulados.





5. Cronograma

ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INÁCIO ROSA – ABADIA DE GOIÁS
EDUCAÇÃO FÍSICA – PROF. MURILO ANDRÉ BOLSONI
CRONOGRAMA PLANEJAMENTO ANUAL 2012

6o ano
7o ano
8o ano
9o ano
1o bimestre
J.B.B.
SAÚDE
NUTRIÇÃO

J.B.B.
SAÚDE
NUTRIÇÃO
ESPORTES RADICAIS
NUTRIÇÃO
ESPORTES RADICAIS
NUTRIÇÃO
2o bimestre
J.B.B.
DANÇA
J.B.B.
DANÇA
DANÇA
ATIVIDADE FÍSICA
DANÇA
ATIVIDADE FÍSICA
3o bimestre
J.B.B.
FUTEBOL E HANDEBOL
J.B.B.
FUTEBOL E HANDEBOL
ESPORTES TRADICIONAIS
TREINAMENTO
ESPORTES TRADICIONAIS
TREINAMENTO
4o bimestre
J.B.B.
BASQUETE
ESPORTES DIFERENCIADOS
J.B.B.
BASQUETE
ESPORTES DIFERENCIADOS
LUTAS
TEMAS TRANSVERSAIS
LUTAS
TEMAS TRANSVERSAIS


6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSIS, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
BOJIKIAN, João Crisóstomo Marcondes. Ensinando voleibol. São Paulo: 3ª edição, Phorte, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. 7º volume. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
COUTINHO, Nilton Ferreira. Basquetebol na escola. Rio de Janeiro: 2° edição, Sprint, 2003.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora Unijuí, 1994.
LEMOS, A.S. Voleibol escolar. Rio de Janeiro, Sprint, 2004.
MELO, Rogério Silva de. Futsal: 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
OLIVEIRA, Vitor Marinho de, O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 2004.
SHONDELL, D.; REYNAUD, C. A bíblia do treinador de voleibol. Porto Alegre, Artmed, 2005.
SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.
ZAMBERLAN, Elói. Handebol: escolar e de iniciação. Cambé: 1ª edição, Imagem, 1999.




ANEXO I

Educação Física e Cultura Corporal: História da Educação Física e sua realidade atual, Manifestações da Cultura Corporal (Jogos Populares, esportes, ginástica, lutas (capoeira), danças, etc.), manifestações do folclore brasileiro, movimento lúdico e criativo, etc.;

Esporte: Modalidades Esportivas, Violência e dopping nos esportes, lesões nos esportes, relação entre esporte e sociedade (inclusão e exclusão social através do esporte, interação, coletividade, mídia, diferença de gêneros, individualismo, etc.), conceitos de esporte (educacional, participação e de rendimento), esportes radicais, exercícios físicos aplicados a cada modalidade esportiva, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, Treinamento Desportivo no Esporte de Alto-Rendimento (Princípios, RML, força, velocidade, resistência e potência), etc.;

Atividade Física, Saúde e Nutrição: Primeiros Socorros, Anatomia Humana (Sistema Locomotor: ossos e músculos), Sedentarismo, Benefícios da atividade física para a saúde (obesidade, hipertensão arterial, diabetes, etc.), Riscos da atividade física em excesso (overtrainning ou supertreinamento, desidratação, fadiga muscular, câimbras, etc.), fatores que influenciam a prática de atividade física (aptidão inicial, clima, tempo, altitude, stress, etc.) metabolismo energético (exercícios aeróbios e anaeróbios), estudo sobre o aquecimento, alongamentos/ flexibilidade, Cuidados com a coluna vertebral (postura, exercícios, etc.), Freqüência cardíaca e zona alvo de treinamento, Métodos de Avaliação Física (IMC, % gordura, etc.), Ginástica de academia (Cultura, mídia e indústria cultural); Importância da hidratação durante a prática de exercícios físicos, alimentação antes e após a prática de exercícios, Estudo dos Alimentos (Carboidratos, Proteínas, Gorduras, Vitaminas, Aminoácidos, etc.), Mensuração das capacidades energéticas (balanço calórico positivo e negativo), Dietas Alimentares, Distúrbios Alimentares, Perigos dos Esteróides Anabolizantes, etc.;

Educação Física, Lazer e Trabalho: Ginástica Laboral, técnicas de relaxamento, caminhadas, atividades recreativas em praças, clubes, promoção de estilo de vida saudável, etc.

Dança: Conceito e História da dança pelo mundo. Tipos de danças. Relação dança e cultura e folclore. Historia da dança no Brasil. Diferentes manifestações de dança (clássica, moderna, contemporânea, folclóricas, regionais, etc.). Dança X Preconceito. Dança no Estado de Goiás. Coreografia, Espetáculos, Apresentações. Etc.

Lutas e Capoeira: Conceito e Historia das lutas. A luta no Mundo e no Brasil. Artes marciais: conceito, história e atualidade. Ideologia das Artes Marciais. O Judô: a luta mãe. Lutas olímpicas. Lutas de rua. Relação da lutas com temas transversais (ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual) Lutas e preconceito. Lutas e Agressividade. Etc.

Ginástica: História no Brasil e no Mundo; ginástica e circo; ginástica e a educação física; modalidades de ginásticas; ginástica nos jogos olímpicos; ginástica e saúde;

Atividades Lúdico-Recreativas (Jogo, Brinquedo e Brincadeira): conceituação e diferenciação de jogo, brinquedo e brincadeira. Jogos adaptados; jogos de tabuleiro; jogos eletrônicos; jogos populares; brincadeiras populares; relação do jogo com a cooperação; jogos cooperativos x jogos competitivos; etc;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades EMPIR na Nuvem

 Olá alunos da EMPIR, segue abaixo o link das atividades que fizemos em sala de aula. Basta acessar o link abaixo e procurar a atividade que...