ESCOLA MUNICIPAL PAULINO INÁCIO ROSA
PLANO DE ENSINO/2012 - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF. MURILO ANDRÉ BOLSONI
ENS.
FUNDAMENTAL 2ª FASE
- Conteúdo
O conteúdo a ser
trabalhado será aquele detalhado na matriz de habilidades disponibilizada pela
Secretaria de Educação de Abadia de Goiás.São os seguintes:
·
Lutas
·
Danças
·
Esportes
·
Saúde, Nutrição e
Atividade Física
·
J.B.B. (Jogo, Brinquedo
e Brincadeira)
OBS.:
Encontra-se em anexo a lista de conteúdos completa (anexo I).
- Objetivos
Objetivo Geral
Promover
práticas educativas que levem o aluno a descobrir e dominar o seu corpo através
da cultura corporal, valorizando os princípios da reflexão crítica,
criatividade e socialização, a parir de experiências vivenciadas.
Objetivos Específicos
·
Adotar atitudes de
respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas,
repudiando qualquer espécie de violência ou preconceito.
·
Desenvolver o gosto
pelas atividades advindas da cultura corporal, através de varias atividades,
valorizando aquelas que retratam a cultura local e mundial.
·
Conhecer os princípios
básicos dos esportes coletivos e individuais e seus elementos constitutivos
(técnicos, táticos, fisiológicos e hitórico-sociais).
·
Contextualizar as
práticas corporais com a Política de Esporte e Lazer do município.
·
Esclarecer sobre as
praticas corporais, seus benefícios à saúde e seus mitos.
- Metodologia
As
aulas serão elaboradas sob um olhar critico levando em consideração os
conhecimentos pré-adquiridos dos alunos, utilizando a maior quantidade de
recursos (procedimentos metodológicos) possíveis para que o aluno alcance os
objetivos propostos.
Procedimentos
Metodológicos disponíveis: aulas expositivas, aulas práticas, pesquisas,
debates, dinâmicas, vídeos, trabalhos e vivências corporais.
4. Avaliação
A
avaliação tem um caráter diagnóstico, serve para avaliar não somente o aluno,
mas todo o processo educativo e seus sujeitos. Serão utilizados os seguintes
instrumentos avaliativos: provas escritas, auto-avaliações, trabalhos em
grupo/individuais, simulados.
5.
Cronograma
ESCOLA
MUNICIPAL PAULINO INÁCIO ROSA – ABADIA DE GOIÁS
EDUCAÇÃO
FÍSICA – PROF. MURILO ANDRÉ BOLSONI
CRONOGRAMA
PLANEJAMENTO ANUAL 2012
|
||||
6o
ano
|
7o
ano
|
8o
ano
|
9o
ano
|
|
1o
bimestre
|
J.B.B.
SAÚDE
NUTRIÇÃO
|
J.B.B.
SAÚDE
NUTRIÇÃO
|
ESPORTES
RADICAIS
NUTRIÇÃO
|
ESPORTES
RADICAIS
NUTRIÇÃO
|
2o
bimestre
|
J.B.B.
DANÇA
|
J.B.B.
DANÇA
|
DANÇA
ATIVIDADE
FÍSICA
|
DANÇA
ATIVIDADE
FÍSICA
|
3o
bimestre
|
J.B.B.
FUTEBOL
E HANDEBOL
|
J.B.B.
FUTEBOL
E HANDEBOL
|
ESPORTES
TRADICIONAIS
TREINAMENTO
|
ESPORTES
TRADICIONAIS
TREINAMENTO
|
4o
bimestre
|
J.B.B.
BASQUETE
ESPORTES
DIFERENCIADOS
|
J.B.B.
BASQUETE
ESPORTES
DIFERENCIADOS
|
LUTAS
TEMAS
TRANSVERSAIS
|
LUTAS
TEMAS
TRANSVERSAIS
|
6.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSIS,
Sávio. Reinventando o esporte:
possibilidades da prática pedagógica. Campinas, SP: Autores Associados,
2001.
BOJIKIAN, João Crisóstomo
Marcondes. Ensinando voleibol. São
Paulo: 3ª edição, Phorte, 2005.
BRASIL,
Ministério da Educação. Parâmetros
Curriculares Nacionais – Educação Física. 7º volume. Brasília: MEC/SEF,
1998.
COLETIVO
DE AUTORES. Metodologia do ensino de
educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
COUTINHO,
Nilton Ferreira. Basquetebol na escola.
Rio de Janeiro: 2° edição, Sprint, 2003.
KUNZ,
Elenor. Transformação
didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Editora Unijuí, 1994.
LEMOS, A.S. Voleibol escolar. Rio de Janeiro,
Sprint, 2004.
MELO, Rogério
Silva de. Futsal: 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
OLIVEIRA, Vitor
Marinho de, O que é educação física. São
Paulo: Brasiliense, 2004.
SHONDELL, D.; REYNAUD, C. A bíblia do treinador de voleibol.
Porto Alegre, Artmed, 2005.
SOARES,
Carmem Lúcia. Educação Física: raízes
européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.
ZAMBERLAN,
Elói. Handebol: escolar e de iniciação.
Cambé: 1ª edição, Imagem, 1999.
ANEXO
I
Educação
Física e Cultura Corporal: História da Educação
Física e sua realidade atual, Manifestações
da Cultura Corporal (Jogos Populares, esportes, ginástica, lutas (capoeira),
danças, etc.), manifestações do folclore brasileiro, movimento lúdico e
criativo, etc.;
Esporte:
Modalidades Esportivas, Violência e dopping nos esportes, lesões nos esportes,
relação entre esporte e sociedade (inclusão e exclusão social através do
esporte, interação, coletividade, mídia, diferença de gêneros, individualismo,
etc.), conceitos de esporte (educacional, participação e de rendimento),
esportes radicais, exercícios físicos aplicados a cada modalidade esportiva,
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, Treinamento Desportivo no Esporte de
Alto-Rendimento (Princípios, RML, força, velocidade, resistência e potência),
etc.;
Atividade
Física, Saúde e Nutrição: Primeiros Socorros,
Anatomia Humana (Sistema Locomotor: ossos e músculos), Sedentarismo, Benefícios
da atividade física para a saúde (obesidade, hipertensão arterial, diabetes,
etc.), Riscos da atividade física em excesso (overtrainning ou
supertreinamento, desidratação, fadiga muscular, câimbras, etc.), fatores que
influenciam a prática de atividade física (aptidão inicial, clima, tempo,
altitude, stress, etc.) metabolismo energético (exercícios aeróbios e
anaeróbios), estudo sobre o aquecimento, alongamentos/ flexibilidade, Cuidados
com a coluna vertebral (postura, exercícios, etc.), Freqüência cardíaca e zona
alvo de treinamento, Métodos de Avaliação Física (IMC, % gordura, etc.), Ginástica
de academia (Cultura, mídia e indústria cultural); Importância da hidratação
durante a prática de exercícios físicos, alimentação antes e após a prática de
exercícios, Estudo dos Alimentos (Carboidratos, Proteínas, Gorduras, Vitaminas,
Aminoácidos, etc.), Mensuração das capacidades energéticas (balanço calórico
positivo e negativo), Dietas Alimentares, Distúrbios Alimentares, Perigos dos
Esteróides Anabolizantes, etc.;
Educação
Física, Lazer e Trabalho: Ginástica Laboral,
técnicas de relaxamento, caminhadas, atividades recreativas em praças, clubes,
promoção de estilo de vida saudável, etc.
Dança:
Conceito e História da dança pelo mundo.
Tipos de danças. Relação dança e cultura e folclore. Historia da dança no
Brasil. Diferentes manifestações de dança (clássica, moderna, contemporânea,
folclóricas, regionais, etc.). Dança X Preconceito. Dança no Estado de Goiás.
Coreografia, Espetáculos, Apresentações. Etc.
Lutas
e Capoeira: Conceito e Historia das lutas.
A luta no Mundo e no Brasil. Artes marciais: conceito, história e atualidade.
Ideologia das Artes Marciais. O Judô: a luta mãe. Lutas olímpicas. Lutas de
rua. Relação da lutas com temas transversais (ética, meio ambiente, saúde,
pluralidade cultural e orientação sexual) Lutas e preconceito. Lutas e Agressividade.
Etc.
Ginástica:
História no Brasil e no Mundo; ginástica e
circo; ginástica e a educação física; modalidades de ginásticas; ginástica nos
jogos olímpicos; ginástica e saúde;
Atividades Lúdico-Recreativas (Jogo,
Brinquedo e Brincadeira): conceituação e
diferenciação de jogo, brinquedo e brincadeira. Jogos adaptados; jogos de
tabuleiro; jogos eletrônicos; jogos populares; brincadeiras populares; relação
do jogo com a cooperação; jogos cooperativos x jogos competitivos; etc;
Nenhum comentário:
Postar um comentário