Overtrainning ou Sobretreino
Overtraining is a physical, behavioral, and emotional condition that occurs when the volume and intensity of an individual's exercise exceeds their recovery capacity. They cease making progress, and can even begin to lose strength and fitness. Overtraining is a common problem in weight training, but it can also be experienced by runners and other athletes. (Wikipedia.org)
Traduzindo, Overtraining (“acima do treino”) é uma condição física, comportamental e emocional que ocorre quando o volume a intensidade de um exercício de um indivíduo excede a sua capacidade de recuperação. Eles cessam o progresso e podem até começar a perde força e condicionamento. O Sobretreino é um problema comum em treino com pesos, mas pode também ser experimentador por corredores e outros atletas.
Simplificando, o Sobretreino acontece quando se treina excessivamente, não reservando tempo suficiente para a recuperação (descanso). Como conseqüência, além não ter efeitos positivos, pode-se perder o que havia sido conquistado anteriormente. O Sobretreino provoca uma queda de rendimento e condicionamento físico.
Observação, o Sobretreino é mais comum em atletas de alto nível, porém, existem muitos casos de Sobretreino com pessoas comuns que freqüentam academias e praças esportivas. Estas pessoas abusam da pratica de atividade física em busca de um condicionamento físico, ou, muitas vezes, em busca de um corpo bonito e acabam excedendo no volume de treinamento, prejudicando a sua saúde.
1. Sintomas do Overtraining
O overtraining pode ser detectado pela presença dos seguintes sintomas:
- Aumento da frequência cardíaca de repouso;
- Perda do peso corporal;
- Diminuição do apetite;
- Dor muscular por mais de 24 horas;
- Queda da economia de corrida e, portanto, aumento da frequência cardíaca submáxima;
- Aumento de incidência de resfriados, gripes, etc.;
- Constipação ou diarréia;
- Queda de desempenho;
- Perda da vontade de treinar ou competir.
Fontes: