quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Substânicas Dopantes


Substâncias Dopantes 

 

Vejamos a seguir exemplos de algumas substâncias que são utilizadas para tirar vantagem nas competições e também como forma de conquistar objetivos estéticos mais rapidamente. 

1. Estimulantes de SNC 


São substâncias que ativam o funcionamento do SNC (Sistema Nervoso Central), melhorando (acelerando) a comunicação entre os neurônios. Com isso o atleta tem maior concentração, mais disposição para o treino e maior resistência à fadiga. Além de provocar efeitos colaterais (dor de cabeça, tontura, insônia, mal estar, etc) tem como principal malefício a dependência química. 

2. Narcóticos / Canabinóides / Analgésicos 

O narcótico mais popular é a Maconha. Além do seu uso recreativo é também muito utilizada como analgésico por causa das suas características terapêuticas. Na Medicina é utilizada para o tratamento de doenças crônicas que provocam muita dor. No esporte também é utilizada para amenizar as dores do treinamento. Sua principal desvantagem é a dependência química. 

Observação: O Álcool também é muito utilizado como analgésico. Além disso, muitos atletas gostam de ingerir bebidas alcoólicas recreativamente. 

3. Hormônios 

É muito comum também a utilização de hormônios como forma de ganhar massa muscular. O mais utilizado é o hormônio masculino conhecido como Testosterona. Este hormônio é responsável pelo aparecimento das características masculinas no ser humano, dentre elas o crescimento da massa muscular. Seu uso é mais comum entre atletas femininas. Por isso, é comum vermos em competições atletas mulheres com características masculinas (massa muscular muito desenvolvida, voz grossa, aumento dos pêlos e do clitóris). 

4. Agentes Anabolizantes 

Estas substâncias estimulam o crescimento dos músculos e da força muscular e diminuem os períodos de recuperação entre os esforços. Os anabolizantes são os dopantes mais utilizados no desporto, mas as conseqüências para a saúde são inúmeras, podendo mesmo provocar a morte. A sua utilização provoca a interrupção do crescimento nos adolescentes, tumores no fígado, distúrbios dermatológicos, psicológicos e cardiovasculares (problemas no coração). 

5. Dopagem genética 

É a manipulação dos genomas humanos em busca de desempenhos perfeitos para determinadas categorias esportivas. É feita em laboratórios, em embriões geneticamente modificados, em busca das características físicas necessárias para determinadas categorias esportivas. Procura-se, através da manipulação genética, a construção de um atleta perfeito. É um tema extremamente polêmico que envolve uma discussão que vai além do esporte, envolve também política, religião, ética, etc. 

6. Substâncias Mascarantes 

Para tentar esconder o doping muitas substâncias são utilizadas para ajudar o organismo a eliminar traços de substâncias dopantes para que estas não sejam detectadas nos testes antidoping. Os diuréticos aumentam a eliminação da urina, como conseqüência as substâncias são eliminadas mais rapidamente. Existem tantos tipos de mascarentes, mas todos com o mesmo objetivo, ocultar o uso de substâncias ilegais, por isso mesmo o uso de mascarantes também é passível de punição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades EMPIR na Nuvem

 Olá alunos da EMPIR, segue abaixo o link das atividades que fizemos em sala de aula. Basta acessar o link abaixo e procurar a atividade que...